Pular para o conteúdo

Pesquisador do IB lança livro que cataloga serpentes da Mata Atlântica

Foi lançado na última quinta (8), no auditório do Museu Biológico do Instituto Butantan, o livro “Serpentes da Mata Atlântica: Guia Ilustrado para as Florestas Costeiras do Brasil”. A obra foi escrita pelo pesquisador Otavio Marques, do Laboratório de Ecologia e Evolução do Butantan, em parceria com André Eterovic, da Universidade Federal do ABC (UFABC), e Ivan Sazima, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

A publicação é a de número 5 da série sobre serpentes dos biomas brasileiros e registra 142 espécies localizadas na faixa litorânea, entre o Nordeste e o Sul do país. O guia disponibiliza informações sobre morfologia, dentição e biologia de cada uma, indica quais animais são venenosos ao Homem e possui mapas de distribuição dos animais no território nacional. A apresentação do livro é assinada pelo diretor do Instituto Butantan, professor Dimas Tadeu Covas.

Seguindo a premissa de ser um conteúdo tanto para o público leigo quanto especializado no assunto, o guia tem um formato que permite ser levado na mochila ou na bolsa, ideal para viagens em campo ou até para uma leitura despretensiosa. A diagramação com ícones, fotografias e textos concisos permite maior acessibilidade e reforça a mensagem sobre a importância da preservação desses animais e de seu habitat.

 

“Este livro permite que a pessoa entre em contato com praticamente todas as espécies de serpentes que existem na região costeira da Mata Atlântica, também conhecida como Floresta Ombrófila Densa, que permeia todo o litoral do Brasil”, comenta o autor.

Das 142 espécies que estão no livro só não temos fotos de duas, pois não se conhece foto desses animais vivos. O livro é agrupado por cores e padrões da pele das serpentes, ou seja, há a seção das cobras verdes, lisas, corais, com linhas e as manchadas. Junto com a foto e o nome científico do animal, a pessoa vai poder conferir ícones ilustrados que sintetizam todas as informações do animal, como horário de atividade, abundância na região, frequência em que se vê o animal na natureza, tipo de dentição, hábitos alimentares, tipo de comportamento defensivo entre outros. Existe também uma introdução sobre a biologia desses animais e a evolução pela qual passaram.