Pular para o conteúdo

Secretaria da Saúde promove ações de prevenção de quedas para idosos

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) registrou, entre janeiro e abril 2023, 13.725 internações hospitalares por quedas de pessoas com mais de 60 anos de idade. Esse número representa um aumento de 8,7% em relação ao mesmo período de 2022. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 30% das pessoas nessa faixa etária caem todos os anos. Essa proporção sobe para cerca de 37% entre as pessoas com mais de 75 anos. Em observância ao tema, a Pasta participou da organização de diversos eventos de conscientização e de auxílio para prevenir esse tipo de acidente.

Entre as ações, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Idoso Oeste, unidade da SES administrada em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) na capital, promoveu atividades lúdicas na sua casa modelo, onde os idosos podem experimentar situações do cotidiano e refletir sobre os riscos presentes em seus próprios domicílios. “Essas atividades auxiliam nossos pacientes em diversas situações cotidianas, e melhoram a resistência e força muscular. São muito importantes para que eles possam se prevenir e não sofrer lesões”, afirmou Adriana Bottoni, diretora do AME Idoso Oeste.

Os eventos no AME Idoso Oeste fazem parte da Semana de Prevenção de Quedas com o tema “Medo de cair: não caia nessa!”, que foca em mostrar como a decoração de casa pode ser uma pista de obstáculos para o idoso e a importância do exercício físico para evitar acidentes. O Centro de Referência ao Idoso da Zona Norte (CRI-Norte), unidade da SES administrada em parceria com a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBDC), promove o curso “autocuidado integral na prevenção de quedas da pessoa idosa” voltado a pessoas com mais de 60 anos. Por meio de cinco aulas, a ação tem como objetivo explorar e entender de onde vem o medo de cair e como é possível lidar com esse medo, utilizando ferramentas para ganhar mais autoconfiança com o corpo e seus movimentos.

Idosos são mais propensos a quedas por uma série de razões, entre elas a diminuição da massa muscular, da força, da acuidade visual e da percepção auditiva. Além desses fatores, idosos podem evitar certos movimentos por conta de doenças crônicas que causam perda de mobilidade por dor, perda de sensibilidade ou comprometimento neuromuscular, como nas artrites, demais quadros reumatológicos, doenças metabólicas, neurológicas, vasculares e infecciosas. Por conta da perda de densidade óssea causada por osteoporose, as fraturas são o principal resultado das quedas para os idosos e as mulheres representam o maior número de vítimas desse tipo de acidente. 

Cuidados

Algumas ações são muito importantes para ajudar a prevenir quedas, inclusive ações que são bastante simples, como remover tapetes e outras decorações dos ambientes, diminuindo o risco de tropeços e escorregões. Também é fundamental deixar os pisos sempre secos e os caminhos desimpedidos. Outros cuidados, como exercícios físicos regulares, musculação para os membros inferiores e alongamentos, são práticas diárias que devem ser habituais e, por vezes, acompanhadas por um profissional de saúde habilitado.

Os atendimentos a pessoas idosas por quedas têm aumentado nos últimos dois anos. Somando as internações e os atendimentos ambulatoriais por esta causa, nos primeiros quatro meses de 2023, foram realizados 20.242 procedimentos, o que representa um crescimento de 12,7% em relação ao mesmo período de 2022. No ano passado, a soma de todos os procedimentos para atender pacientes com mais de 60 anos que sofreram quedas foi de 59.375, um aumento de 18,3% em relação a 2021, quando houve 50.187 procedimentos.

A estrutura da SES especializada na atenção à saúde do idoso conta com quatro unidades ambulatoriais de atenção secundária do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo o CRI-Norte, localizado na R. Voluntários da Pátria, 4301, e o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Idoso Oeste, na R. Roma, 466. Os outros dois são o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) José Ermírio de Moraes, localizado na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 34, em São Miguel Paulista, e o AME Idoso Sudeste, na R. Domingos de Morais, 1947.

Serviço

Curso “Autocuidado integral na prevenção de quedas da pessoa idosa”

Data: Dias 27 e 30 de junho; 4, 7 e 11 de julho

Horário: Das 10h às 11h30

Endereço: CRI-Norte (Centro de Referência do Idoso da Zona Norte/SP), rua Voluntários da Pátria, 4301

Marcações: